By: Dú
Que tal uma deliciosa viagem pelos pratos mais apreciados do mundo? A tia Dú leva vocês.
Legenda: ♥ país/região
10. Escorpião frito
♥ Cingapura
Ué, mas o escorpião não é venenoso? É, sim, mas como o bicho é cozido antes de ser frito em óleo, as altas temperaturas do preparo desencadeiam uma reação química que neutraliza o veneno. Aí deglute-se o bicho inteiro, das garras a cauda.
9.Filé de peixe venenoso
♥Japão
O tal do peixe é o baiacu, que tem muita tetrodoxina, um veneno duas vezes mais forte que o cianeto. Mas acalme-se, o chef precisa ser altamente treinado para retirar a bolsa de veneno, mas não a joga fora não! Ele fura a bolsa e deixa cair veneno sobre a carne, deixando-a com "efeitos alucinógenos". E aí? Encara?
8. Farofa de formiga
♥Brasil
O inseto é bastante comum no Nordeste do país. A saúva e o içá são bastante apreciados. Nem vou comentar muito sobre isso, meu próprio pai comia bunda de tanajura quando morava no Paraná. Ah! Minha vó é, sim, nordestina e disse que a tanajura é muito boa só que se você olhar bem não come; acho que eu só comeria de olhos fechados, então.
7. Morcego a caçarola
♥China, Vietnã, sudeste da Ásia
Os morcegos que fazem parte do cardápio humano são os que se alimentam de frutas. Escolhidos por não serem venenosos e por sua dieta saudável, os morcegos frutívoros têm baixo teor de gordura e uma carne cuja textura é comparada à dos frangos. Além da caçarola (um guisado com carne, vegetais e batatas), outras boas pedidas (quer dizer, boas pelo menos para os povos asiáticos) são a sopa e a lasanha de morcego.
6. Canguru ao vapor
♥Austrália
O hábito de comer cangurus começou com os nativos australianos, que cortavam o animal em diversas partes e mandavam ver. Hoje em dia, a carne do bicho é picada e cozida em vapor, com a adição de bacon, sal e pimenta para dar um temperinho. Não sobra nada: até o rabo é aproveitado para fazer sopa! O gosto é comparado ao da carne de avestruz, uma carne vermelha bem forte. Antes de eu me tornar vegetariana eu comi carne de avestruz, vão por mim, não é nada boa.
5. Sopa de cachorro
♥ Coréia do Sul, Sul da China, Hong Kong
Eis o lado polêmico da diversidade cultural: para nós, ocidentais, comer esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado bastante energético e, de acordo com a crença, melhora o desempenho sexual dos homens. Além da carne dos au-aus, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero - em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela.
4. Omelete de larva do bicho-da-seda
♥Tailândia, China
Na China, as larvas são fritas com cebola cortada e um molho grosso ou misturadas em omelete com ovos de galinha. Se você não curtir a textura tenra do recheio, também dá para comer a crisálida, a "embalagem" da larva, que parece uma casquinha crocante tipo um salgadinho.
3. Cérebro de macaco
♥Africa
Séculos antes do Indiana Jones, os africanos já cultivavam o costume de deglutir miolos de primatas. Anote o modo de preparo: primeiro, lave o cérebro (do bicho, claro) com água fria. Depois, acrescente vinagre ou suco de limão, retirando membranas e vasos sanguíneos da camada mais superficial. Conserve em salmoura e, finalmente, ponha a iguaria para cozinhar. Em todas as espécies de macaco, o órgão é rico em fósforo, proteínas e vitaminas.
2. Caldo de turu
♥ Brasil
O turu é um molusco de cabeça dura e corpo gelatinoso, tem a grossura de um dedo e vive em árvores podres, caídas. Consumido na ilha de Marajó e no interior da Amazônia vivo e cru, em caldo com farinha ou em moquecas, o bichinho é rico em cálcio e tido como afrodisíaco. O gosto é semelhante ao dos mariscos.
1. Caranguejeira frita
♥ América do Sul, Sul da África, Austrália
É preciso muita coragem para mandar esse bichão peludo para dentro, certo? Mas no caso da caranguejeira ou tarântula, as aparências enganam. Apesar de pavorosa, a espécie não é venenosa - e é a mais consumida no mundo por ser maior que as outras aranhas. A parte mais cobiçada é o abdômen do aracnídeo. É lá que fica a maior parte da carne - na cabeça estão as vísceras e no restante do corpo não há muito mais o que comer.
Esse delicioso cardápio foi retirado da revista Mundo Estranho, Editora Abril, edição 58 -dezembro de 2006 (uma das minhas raridades ME)
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Top 10- As dez comidas mais estranhas do mundo
Postado por Duúh! às 2/22/2010 05:23:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário